February 23, 2018

Alarmes e Sistemas de Detecção

Sistemas de detecção de intrusão

Os sistemas de detecção de intrusão são utilizados essencialmente para detecção e alarme contra roubo dividindo-se agora em três famílias: Sistemas por cabo (via linha telefónica), sistemas via Backup Celular (GSM) e agora também Backup Celular via GPRS, este sistema tem a maior confiabilidade e o menor custo nas chamadas telefónicas, por utilizar a tecnologia de transmissão de dados via GPRS evitando assim o custo de chamadas interurbanas.

Qualquer dos sistemas podem efetuar a transmissão remota do alarme para uma central receptora de alarmes para telefones ou telemóveis particulares e ainda com software específico você mesmo pode monitorar os seus alarmes através do seu computador. Pode também com o Net Link acessar, modificar configurações ou monitorar o seu sistema via internet. Veja ao lado os Backups Celulares via GSM, GPRS e o Net Link.

Dicas de Segurança Para Condomínios

Alerte o porteiro que só deverá abrir o portão após identificar o visitante. Falar com ele pelo intercomunicador ou porteiro eletrônico. Avisar o morador sobre a conveniência da entrada ou não da pessoa. Caso o morador tiver alguma dúvida sobre a visita, peça a ele que desça à portaria para esclarecimento. Nos casos de entrega de flores, pizzas, etc., solicitar que um dos moradores do apartamento se dirija à portaria para receber a encomenda.Nunca deixar o entregador adentrar ao prédio e levar a encomenda. Caso seja possível, fazer na entrada do prédio uma caixa de recepção, com portinhola para recebimento de encomendas. Quando o morador estiver entrando ou saindo do edifício, somente abrir o portão após verificar se não há pessoas suspeitas nas proximidades. A entrada de veículos deve ser precedida de identificação e anotação da placa em caderno próprio. Como sugestão, poderá ser feito um sistema de identificação através de adesivo fluorescente a ser colado no vidro do veículo. Nos horários de limpeza das áreas externas e de recolhimento do lixo, todas as entradas do edifício devem estar fechadas.
O porteiro não deverá abandonar seu posto para atender estranhos no portão. A mesma orientação vale para entrada das garagens. Nunca abrr o portão da garagem sem a identificação do motorista.
A entrada de funcionários de prestadoras de serviços tais como Sabesp, Telesp, Eletropaulo, etc., deve ser precedida de identificação e anotação da carteira de identidade e funcional do técnico ou operário. Antes de permitir a entrada, o morador deverá ser avisado ou consultado. Este funcionário deverá ser, sempre que possível, acompanhado por empregado do condomínio. Recomenda-se o uso de crachá para todos os visitantes. O porteiro não deverá se impressionar com a aparência dos visitantes. Evitar conversar em grupos na portaria ou na porta da garagem. O trabalho na portaria deve ser de atenção e discrição. Evitar comentários dento e fora do edifício, com pessoas estranhas, sobre a situação financeira dos moradores, bem como locais de trabalho, viagens, horários, hábitos, telefones comerciais e residências, etc.

Dicas de Segurança para Residências

Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas. Comunique sua ausência a um vizinho de confiança, fazendo contato com este constantemente para saber se está tudo em ordem. Em ausências prolongadas peça a um parente ou vizinho para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas (abrir janelas, regar plantas, recolher correspondências). Suspenda a entrega dos jornais, revistas, gêneros alimentícios. Não deixe jóias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja dentro de um cofre. Utilize cofres de bancos. Evitar o aspecto de abandono. Só deixe a chave de sua residência com pessoas de absoluta confiança. Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isto poderá denunciar a ausência de seus moradores. Desligue a campanhia, assim você deixa em dúvida quem a quiser usar para apenas verificar se o proprietário está em casa. Feche as portas e janelas com trincos e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares, de preferência as do tipo fechadura quádrupla. Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente. Combinar com vizinhos códigos de emergência para sinalizar situações de perigo. Antes de abrir o portão de sua residência, principalmente à noite, procure verificar nas imediações se não há nenhum indivíduo em atitude suspeita.
Se possui animal (cachorro), deixá-lo, durante à noite, solto no quintal. Ao sair de viagem, procure carregar seu veículo dentro da garagem, evitando que pessoas estranhas percebam que você irá se ausentar. Instale grades nas janelas, alarmes, olho mágico, etc, e habitue-se a usar estes recursos à noite ou quando a casa estiver vazia. Não abra a porta para receber pessoas que se apresentam para oferecer serviços não solicitados (encanadores, eletricistas, empregadas domésticas, etc). É útil o uso do interfone. As crianças devem ser orientadas para não abrir a porta para estranhos, e nem pensarem trazê-los à sua casa sem autorização. Contrate empregados somente quando souber de seus antecedentes ou tiver referências, procurando sempre saber seu endereço ou de seus parentes. Suspeitando que algum indivíduo estranho se encontre dentro de sua residência, não entre. Chame sempre a Polícia Militar através do telefone190. Tenha anotado em local seguro o número de série de seus bens (TV, vídeo, som, relógios, eletrodomésticos, etc). Em caso de furto transmita estes dados ao Policial Militar que atender a ocorrência. As chances de recuperá-los serão maiores. O ideal é que o medidor de água e de luz fiquem do lado de fora de sua casa (quintal). Se não for possível , peça para os funcionários que se identifiquem mostrando os documentos. Comprove junto à empresa corespondente, caso venha a desconfiar da identificação. Peça para seu vizinho ficar olhando do lado de fora enquanto estiver sendo feita a verificação. Em caso de dúvida não deixe entrar. Esse cuidado evitará surpresas desagradáveis. Não deixe recados ou notas escritas na porta quando se ausentar. Tenha sempre à mão um caderno de telefones úteis a serem acionados em caso de emergência (Unidade policial mais próxima, Bombeiros, serviços de ambulância, familiares, etc).