February 23, 2018

Cercas Elétricas Residenciais

A cerca elétrica é o equipamento de segurança mais utilizado, devido o grau de segurança que ela oferece. A cerca elétrica possui um dispositivo de alarme que é disparado quando o arame é cortado ou por contato. Seu choque é pulsante. Poderá ser programada, acionando o telefone designado, através da discadora. A altura mínima para instalação da cerca elétrica é de 2,20m.

Porquê Instalar Cercas Elétricas?

Porque esse sistema impede que qualquer invasor venha a pular o muro de sua propriedade.

Nenhum sistema de proteção se iguala aos “sensores perimetrais com choque de efeito psicológico” em sua capacidade de inibir invasões , pois à distância já são visíveis. Estes sensores se constituem de finíssimos fios de aço inox de alto brilho, sustentados por barras de alumínio com isolantes de poliéster e instalados sob muros e portões. Se um destes fios for rompido, ou quando o sensor é tocado por um determinado período, uma sirene dispara e como opção, também podem ser acionados holofotes, discadora telefônicas de aviso e até um sistema de alerta silencioso para alguma empresa de vigilância que poderá enviar uma viatura imediatamente ao local.

Como fator inibidor, este sistema conta ainda com um ingrediente especial, o invasor recebe um pulso de alta tensão (entre 8.000 à 11.000 Volts dependendo do modelo do aparelho), porém de baixíssima corrente (ampéres), que provoca um tremendo susto, dependendo do modelo, deixando as mãos do invasor dormentes pôr alguns minutos. Seguindo as normas técnicas internacionais, para fazer uma instalação adequada ao local e usando os materiais indicados por nossos técnicos, esse sistema não oferece nenhum perigo aos moradores. Entre essas normas técnicas, estão alguns detalhes muito importantes, tais como, o choque descarregado ao invasor ser do tipo pulsativo, ou seja, deve ser aplicado a cada 1,2 segundos e deve durar apenas 1 milésimo de segundo, isso faz com que a descarga elétrica dê um “tranco” bem desagradável no invasor, porém não o “gruda nos arames” e não é mortal.

Outro dado importante é que as normas aconselham a instalação em muros de altura igual ou superior a 2 metros, evitando assim acidentes com pessoas que passam ao lado do muro, somente quem subi-lo é que provavelmente está tentando invadir o local deve sofrer as consequências das descargas elétricas da cerca. Portanto, jamais deve se instalar uma cerca eletrificada em muros com menos de 2 metros de altura.

Com a crescente onda de assaltos e arrombamentos, nestes últimos anos temos assistido uma vertiginosa evolução dos sistemas de segurança. Abriu-se um leque de opções de dispositivos que antes se restringiam apenas a grandes empresas e que agora estão ao alcance do cidadão comum.
Choque inibidor – Porém, deste leque de opções, nenhum se iguala aos “sensores perimetrais com choque de efeito psicológico” em sua capacidade de inibir invasões e, infelizmente, provocar polêmicas. O invasor recebe um pulso de alta tensão (8.000 Volts), porém baixíssima corrente (0,002 Ampéres), que provoca um tremendo susto, sem no entanto causar riscos nem mesmo a uma criança.

– Dicas Importantes sobre a instalação

Como se precaver para saber se o equipamento instalado foi corretamente projetado, não trazendo riscos e futuras dores de cabeça?

Os seguintes passos devem ser seguidos:

Coloque as placas de aviso: “Atenção! cuidado : cerca eletrificada” isso também ajuda a inibir as tentativas de invasão além de avisar aos mais distraídos, essas placas devem ser instaladas próximas à cerca, ou nela, em intervalos regulares.

– Importante

Escolha um modelo de eletrificador adequado à distância da cerca, existem modelos com distância máxima entre 300 à 1200 metros lineares, no caso da cerca ser maior, deve se instalar outros eletrificadores em intervalos de preferência iguais, exemplo : de 300 em 300 metros , etc.

Os aparelhos devem ficar numa altura em que crianças não tenham acesso, pelo menos a 1,50 metros do chão, protegidos em caixas também de fibra de vidro ou plásticas.

No caso de você mesmo executar a instalação, siga corretamente as instruções do “manual de instalação” que deve acompanhar o aparelho.